Abertura do II Interatléticas
Na noite da última sexta-feira (11) ocorreu a abertura oficial do II Interatléticas da UFV, no ginásio do DES. O evento contou com a apresentação oficial das cinco atléticas que estão competindo, com o juramento do atleta e o anúncio da abertura oficial dos jogos, feito pelo vice-reitor da universidade.
Cerca de trinta minutos antes do início da abertura, os membros das cinco atléticas existentes na UFV – Direito, Educação Física, Engenharia (composta por todas as engenharias da universidade e Agronomia), Medicina e Monetária (composta por Economia, Contabilidade, Administração, Secretariado Executivo e Agronegócio) se reuniram do lado de fora do ginásio para fazer festa, ensaiar os últimos cantos, reunir todos os presentes e combinar os últimos preparativos.
Após a apresentação da mesa de honra, composta pelo vice-reitor da Universidade Federal de Viçosa, João Carlos Cardoso Galvão, a Pró-Reitora de Assuntos Comunitários (PCD), Viviani Silva Lírio, o Chefe da Divisão de Esportes e Lazer (DLZ), Próspero Brum Paoli, o Ouvidor da Prefeitura Municipal de Viçosa, José Muanis Bhering Nasser e o Presidente da Associação Atlética Acadêmica LUVE, Marcos Paulo Silvino, e a tribuna de honra, composta pela Diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Maria das Graças Floresta, o Assessor Especial da área da saúde da PCD, Renato Pereira da Silva, a Professora Flávia Grupione, os Conselheiros da LUVE, José Geraldo do Carmo Salles e Victor Lana e o ex-atleta da LUVE, César Marques, cada atlética entrou em quadra com seus torcedores, atletas, técnicos, e membros da diretoria para apresentação oficial e para festejar a presença no evento, além de entoar os cantos característicos de cada uma.
A pira olímpica foi acesa logo após a execução do hino nacional, com a tocha conduzida por José Geraldo do Carmo Salles, que representou a LUVE em campeonatos regionais, estaduais e nacional na década de 1980 e 1990. Com a chama na pira, o juramento dos atletas foi feito por César Marques, ex-atleta da LUVE que jogou o Mundial de basquete Master (categoria entre 45 e 50 anos) nos Estados Unidos no final do mês de agosto, representando o Brasil e alcançando a quarta colocação geral.
Para completar a cerimônia, os membros da mesa de honra fizeram um breve pronunciamento, que começou com Marcos Paulo dizendo que a festa era para eles e agradecendo o envolvimento crescente dos membros das atléticas. Houve também falas do chefe da DLZ, Próspero Paoli, e da Pró-Reitora da PCD, Viviani Lirio. O primeiro destacou que os Jogos, tradicionais na UFV nas décadas de 80 e 90, foi resgatado graças ao Movimento das Atléticas, e ressaltou que quando assumiu a DLZ, em 2008, um dos seus grandes desafios era de mobilizar a comunidade estudantil a praticar atividades esportivas, e hoje cerca de 7000 alunos estão envolvidos nas ações da LUVE, Atléticas, Programa Segundo Tempo Universitário e torneios diversos. Com isso a demanda por espaços físicos aumentou, o que estimula a buscar recursos para a construção de novos espaços para a prática esportiva. Já Viviani, em clima de descontração, brincou com José Geraldo, que acendeu a pira olímpica, e também destacou a parceria da PCD com a parte esportiva, em especial a LUVE, e que mesmo em um ano difícil o apoio será todo possível. O último pronunciamento foi do vice-reitor, que após parabenizar a organização (que é feita pela LUVE e tem apoio das próprias Atléticas, da Divisão de Esportes e Lazer (DLZ) e da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PCD)) e os ali presentes pela festa e empolgação, declarou oficialmente aberto o II Interatléticas da UFV.